Algumas semanas atrás havíamos comentado aqui sobre as aplicações para leitura de mangás na nova criação da Apple, o “iPad”, mas ao que tudo indica, elas não servirão para muita coisa já que este gadget não vai aceitar nenhum mangá que tenha fotos de lingerie, nudez, violência ou sangue, nem mesmo se for mostrado sob um contexto médico.
De acordo com um relatório, 30% dos mangás da Kodansha foram rejeitados devido às seguintes políticas da Apple:
■Violência: Tudo o que inclua violência e sangue. Mesmo no contexto médico, por exemplo: Se uma pessoa está doente e cuspindo sangue serão proibidos ou totalmente retirados.
■Situações Adultas: Entenda-se: nudez, expor roupa íntima, temas sexuais, etc.
A editora Kodansha foi questionada sobre o motivo de seus mangás terem sido proibidos e foi direta na resposta: “Pergunte a Apple”. A imprensa então quis saber da filial da Apple no Japão, quais eram suas definições de violência e temas adultos, e esta limitou-se a dizer que não poderia comentar sobre o assunto.
O presidente da Apple, Steve Jobs deixou clara a posição da empresa sobre questões sexuais, dizendo o seguinte: "Se querem pornografia, comprem um andróide.". Por causa destas políticas, a Kodansha não será a única prejudicada caso esse tipo de procedimento continue a ser aplicado. Muitos mangás conhecidos de outras editoras também podem vir a ser proibidos de ser lidos no iPad (como Naruto, Bleach, One Piece, etc).
0 comentários:
Postar um comentário